PERÍODO DE SECA VS. PRODUTIVIDADE

 em Sem categoria

Período de seca

O planejamento para o período de seca é de extrema importância para que o animal não perca peso que ganhou durante as águas

O que é um período de seca?

Quando falamos de seca, falamos de um fenômeno climático caracterizado pela falta de chuva, a qual resulta na diminuição das reservas hídricas por ela atingidas durante um longo período.

Países localizados no trópico sul, dentre eles o Brasil, enfrentam anualmente a estação de seca, entre os meses de maio/junho a setembro/outubro, o que torna dificultosa a possibilidade de conciliar a manutenção de forragens de qualidade, durante o todo o ano, com a demanda nutricional dos animais.

Esse fato gera a necessidade de estratégias de manejo das pastagens e suplementação nutricional do gado, visando mitigar os efeitos negativos que esse fenômeno causa nos rebanhos.

Queda na quantidade e da qualidade das forragens

Até o final de março o desenvolvimento das pastagens é favorecido pelo fornecimento de água e luz solar suficiente, já no período de  seco isso não ocorre com o tamanho equilíbrio.

Além disso, as gramíneas tropicais apresentam baixos valores nutritivos e valor proteico inferior ao mínimo (7,0) para que os microrganismos sejam capazes de aproveitar os substratos energéticos na forragem ingerida, consequentemente há uma diminuição na digestibilidade da fração fibrosa da forragem e na produção de ácidos graxos voláteis, os quais são importante fontes de energia para os ruminantes.

Se o gado depender apenas da pastagem nessa época de seca isso influenciará diretamente na perda de peso, redução na produção, diminuição na taxa de fertilidade, além de propiciar o desenvolvimento de patologias e até mesmo óbito do animal.

 

 

Estratégias para o período de seca

Suplementação

No período de estiagem o manejo nutricional do rebanho deve ser repensado, devido à menor disponibilidade de proteína fornecida pelo pasto. A utilização de Suplemento Mineral Proteico, comumente conhecido como “Proteinado da Seca”, vem sendo amplamente aplicada com a finalidade de mineralizar os animais, elevar os níveis de proteína no ambiente digestivo, favorecendo a multiplicação de microrganismos como fungos, bactérias e protozoários, assim otimizando o processo digestivo. Consequentemente diminuindo a demanda do gado por pastagem. 

A composição da suplementação e a forma de utiliza-la, deve ser feita de acordo com:

  • Época do ano e disponibilidade de pasto
  • Categoria de animal e o seu desempenho
  • Estado fisiológico e saúde do animal
  • A qualidade do pasto
  • Sistema de criação

Portanto, é de extrema importância que um profissional faça essa dieta de suplementação, pois de acordo com detalhamento de cada ponto citado a cima irá definir e fazer diferença no resultado de  sua produção.

Além disso, outra forma de contornar os efeitos da época de estiagem nas propriedades e o preço elevado do milho, é usando a  silagem de cevada, essa que tem um custo menor. A silagem é uma técnica de conservação altamente eficiente para colocar à disposição do rebanho grande quantidade de alimentos com alto valor proteico e energia. Dentre as principais vantagens do uso da cevada na alimentação dos bovinos destacam-se: Elevada digestibilidade da MS e alta palatabilidade o que culmina em aumento dos níveis de ingestão diária do alimento. Ainda podemos destacar o baixo custo relativo de mercado na composição das rações e pode ser facilmente ensilado em propriedades rurais, diminuindo o risco da falta de alimento para o rebanho.

Rotação de piquetes

Outra estratégia que tem apresentado ótimos resultados e permite um melhor aproveitamento do pasto na seca é a rotação de pastejo baseada na altura do pasto . Nesse caso, semanalmente o produtor utiliza a régua para medir a altura das plantas que estão no período de descanso para calcular o número de dias necessários até que o próximo piquete esteja nas condições ideais para receber o rebanho. Essa técnica é simples, porém é necessário um planejamento da permanência do gado em cada piquete, além do acompanhamento do consumo do pasto pelo número de animais.

Adubação do solo

A qualidade e a quantidade do capim depende diretamente da condição do solo, e durante o período de seca o capim tende a perder valor nutritivo principalmente em índice de proteína, afetando o rebanho. Portanto dar uma atenção a qualidade do solo utilizando a adubação correta durante o ano todo irá fazer diferença no aproveitamento previsto de todo o pasto nessa época.

Ademais, é importante que o rebanho tenha boa disponibilidade de pasto e boa suplementação alimentar, pois o ganho de peso está diretamente relacionado ao manejo nutricional e, consequentemente, ao produto final de qualidade.


planejamento prévio

Sendo então necessário que haja um planejamento forrageiro antecipadamente elaborado para que as estratégias sejam traçadas antes da época de estiagem e para esse planejamento é importante adotar alguns passos práticos:

  • Topografia, textura e tipo de solo, impedimentos físicos e fertilidade das áreas;
  • Condição climática local (temperatura, quantidade e distribuição de chuvas);
  • Plantas forrageiras cultivadas (leguminosas e gramíneas, incluindo forrageiras para corte ou conservação);
  • Tamanho (área) dos talhões ou piquetes;
  • Tamanho das áreas atuais de pastagens;
  • Estoques de forragem, possibilidade de aquisição de forragens conservadas ou de uso de capineiras, possibilidade de utilização de suplementos.

A VetJr oferece serviços de manejo nutricional específico e individualizado, proporcionando uma dieta de qualidade e que cabe no bolso do produtor de forma personalizada, a fim de aumentar sua produtividade e lucratividade. Realizamos, também, análise de toda a alimentação e inspeção de propriedade, com objetivo de verificar se a composição e o processamento da ração, silagem, sal mineral ou proteinado e a instalação atendem as necessidades do rebanho.

Comentários
  • Ana Clara
    Responder

    Amei! Conteúdo excelente!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar